Dicas da Ana

Socorro, meu cabelo não cresce!

Pois vou te dizer uma coisa: o cabelo NUNCA deixa de crescer!!! Repito: NUNCA! E cresce uma média de 1cm ao mês! Aí você me diz:

“Mas, Ana, não é possível! O meu não sai do lugar!”

Acredito! E antes de te apresentar as possíveis causas dessa sensação desesperadora, eu sugiro que procure um dermatologista para eliminar as causas orgânicas para este problema. Uma vez que não seja esta a causa, aí sim a gente parte para a listinha abaixo, para você descobrir aonde está errando e finalmente conseguir a cabeleira dos sonhos! Vamos lá!

1 – FALTA DE NUTRIENTES

O fio de cabelo cresce de dentro pra fora. Uma alimentação correta é fator imprescindível para que o fio já nasça saudável! Os nutrientes necessários à saúde capilar chegam aos fios através da alimentação. Logo, quanto mais correta a dieta, melhor!

2 – PROBLEMAS NO COURO CABELUDO

Irritações no couro cabeludo, oleosidade excessiva, caspa, seborreia, micose, etc prejudicam o crescimento saudável dos fios. É preciso que a região esteja bem cuidada, com uma circulação sanguínea para que os nutrientes ingeridos penetrem com facilidade na fibra capilar, para que o cabelo possa crescer saudável. Além da importância de se manter a saúde do couro cabeludo, um detox, ou até uma massagem para ativar a circulação é super bem-vinda! Nada exagerado para não gerar oleosidade, hein! Só mesmo para movimentar o sangue nesta região e oxigenar as células!

3 – FALTA DE CORTE

Deixar de cortar o cabelo para ele crescer é a maior furada! Nem precisa ser um corte radical. Cortar as pontas periodicamente (a cada 4 meses, por exemplo), já ajuda – e muito! – a evitar a quebra! Como eu disse, o cabelo NUNCA deixa de crescer. O que acontece é que ele fica fraco e começa a quebrar. E quebrando tanto, ele nunca chegará ao tamanho dos sonhos!

4 – CALOR EM EXCESSO

O calor aqui vale tanto para aquela água fervendo na hora do banho e para o uso constante, ininterrupto de secador, chapinha e babyliss. 

Na hora do banho, principalmente no inverno ou em locais mais frios, a tentação de tomar banho de sauna é enorme, né!? Mas fica aí a explicação: a água quente demais resseca o cabelo e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, para compensar esta perda. E o uso do secador, chapinha e babyliss diminuem a quantidade de água dos fios. Sabe aquela fumaça que sai quando você passa a chapinha? Pois é… é a água saindo dos fios. Sem ela, os fios ficam fracos, com pontas duplas e isso causa a demora no crescimento. 

Então, pare de usar ou, pelo menos, reduza o uso destes aparelhos. Quando precisar secar o cabelo com o secador, faça-o mantendo uma distância dele dos fios de, pelo menos, 10 cm. Ah, e o protetor térmico é um excelente aliado para aumentar a proteção contra o calor! Aqui na Essência Brasileira você encontra vários protetores!

5 – EXCESSO DE QUÍMICA

Já vi gente que fez progressiva, clareou com mechas, não gostou do resultado e em menos de uma semana, aplicou tintura nos fios! Dependendo da fragilidade do fio, isso pode gerar o corte químico! O cabelo cai mesmo! Já falei sobre isso AQUI. Processos como esses (coloração, descoloração, alisamento, etc) alteram a estrutura da fibra capilar. O fio fica tão fraco que se parte, prejudicando o crescimento. O ideal é dar um intervalo de tempo generoso entre um procedimento e outro, além de adotar o Cronograma Capilar. 

 6 – FALTA DE CUIDADO

Vou pontuar aqui a necessidade de um bom Cronograma Capilar. Se falta nutriente para o fio, ele fica fragilizado e quebra ou cai mesmo! A reposição de água, lipídios e massa capilar é super necessária! Para isso, podemos contar com o tratamento com as máscaras hidratantesnutritivas e reconstrutoras! Já falei sobre cada uma delas aqui no blog da Essência e sobre o que é o Cronograma Capilar também! 

Os danos na fibra capilar causados por descolorações, tintura, secador, chapinha, babyliss, progressivas, etc fazem o cabelo arrebentar com facilidade, impedindo que alcancem um comprimento maior. Se tirou nutriente com algum desses procedimentos, TEM QUE repor sim! Seguir um cronograma capilar ajuda a manter o cabelo forte e estimula o crescimento saudável! 

Agora você já sabe que não existe isso do cabelo NÃO crescer! Ele cresce SIM e nunca deixa de crescer! O que você precisa se atentar é se ele está quebrando ou caindo mais do que o normal. Este post é justamente para te ajudar nisso!

Gostaram?

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Imagens: Google

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Um comentário em “Socorro, meu cabelo não cresce!

  1. Opa consegui encontrar as informações que estava
    precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *