Conteúdo

pH Capilar: O QUE É ISSO?

Primeiro de tudo, precisamos entender o que é o pH.

É a sigla de potencial de hidrogênio, unidade de medida que indica se uma solução ou elemento é ácido, neutro ou alcalino.

Tá… mas na prática, o que isso quer dizer?

Como o nosso foco aqui é o cabelo, a resposta à pergunta levará em conta o fio de cabelo como exemplo, ok?! O pH capilar varia em torno de 4,0 e 6,0. É um pH ácido.

E COMO O pH AFETA O CABELO?

Sendo o pH capilar ácido, sempre que aplicamos substâncias com pH diferente disso, alteramos a estrutura da fibra capilar. Por exemplo: quando fazemos luzes ou colorações, as escamas abrem em razão de terem pH alcalino. A reação química resultante disso deixa o cabelo poroso, áspero, sem brilho e sensibilizado.

O outro extremo também é prejudicial, por exemplo, as escovas progressivas, popularmente conhecidas como “definitivas”. O pH nesse caso é bem ácido e deixa o fio de cabelo enrijecido, causado quebras e danos severos.

O QUE FAZER PARA NEUTRALIZAR OS DANOS?

Uma coisa é certa: não vamos parar de ficar loira ou tingir os fios, não é mesmo? Ou seja, teremos nossas escamas abertas e uma chance enorme de ficarmos com os cabelos ressecados, sem vida, opacos e fragilizados, em razão da perda de água e nutrientes.

Sendo assim, outra coisa é certa: teremos que restabelecer e reequilibrar o pH para que as cutículas voltem a ficar seladas e o cabelo brilhante, sedoso e saudável.

Como?

Usando produtos com pH mais ácido e fazendo o nosso tão propagado Cronograma Capilar. Com isso, teremos a reposição de nutrientes, água e proteína dentro da fibra.

E por falar em Cronograma, aqui na Essência Brasileira você encontra produtos com pH ácido para devolver força, brilho e maleabilidade para o cabelo. Um exemplo? A máscara da linha Mandioca da Haskell, que tem o pH 3,5: É possível sim mudar a cor do cabelo e ainda manter os fios saudáveis, bem cuidados, sem frizz e pontas duplas. O que você precisa fazer é cuidar!

Gostaram? Já sabiam sobre o pH capilar?

Espero vocês no próximo post!

Beijos!

Imagens: Google/Pinterest

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Um comentário em “pH Capilar: O QUE É ISSO?

  1. Grato por compartilhar seus conhecimentos, adorando a as dicas do blog. Quando puder visita la nosso site também. Parabéns pelo seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *