Conteúdo

O fio do cabelo também envelhece

O fio de cabelo também envelhece, você sabia?

Quando começa? Como isso acontece? Dá pra fazer alguma coisa?

Assim que descobri que isso acontecia também com o meu cabelo, comecei a me fazer estas e várias outras perguntas. Pesquisei e hoje trago pra vocês o que eu encontrei!

QUANDO COMEÇA?

Em média, a partir dos 30 anos, quando o nosso metabolismo começa a mudar.

COMO ISSO ACONTECE?

Fatores internos e externos podem provocar o desgaste precoce dos fios. Por exemplo, a diminuição da produção de elastina e colágeno, responsáveis pela resistência e selamento dos fios, o tabagismo, exposição excessiva aos raios solares e poluição, a menopausa, entre outros.

Vale ressaltar que nossos hábitos ruins tendem a aumentar a liberação de radicais livres que aceleram o envelhecimento e o embranquecimento do cabelo. Aliado a isso, o próprio envelhecimento natural do organismo, também altera o ciclo de crescimento do fio de cabelo. O cabelo cresce mais devagar, fica mais ressecado, quebradiço, seu diâmetro diminui, eles afinam e demoram mais a atingir o comprimento de antes.

DÁ PRA FAZER ALGUMA COISA?

Aqui vale a máxima de sempre: manter uma vida saudável. Isso vai impedir o envelhecimento? Não. Mas vai prorrogar por mais tempo os efeitos dele. Bons hábitos como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar a poluição vão ajudar a manter os cabelos com um aspecto sadio.

Além disso, o uso de shampoos adequados às necessidades do cabelo, a adoção do Cronograma Capilar,o uso de chapéu na praia, protetor solar específico para os fios vão ajudar bastante a manter a aparência saudável dos fios por mais tempo.

E O QUE MAIS?

  • Uma outra dúvida que eu tive, era se o meu cabelo ia cair. Não! Não vai. Ele só fica mais fino mesmo e cresce menos. A alopécia, mais conhecida como calvície, é de origem hereditária e faz o cabelo cair, independente da idade.
  • A ingestão de vitaminas – COM RECOMENDAÇÃO MÉDICA! – e/ou de suplementos como biotina, ferro e zinco podem ajudar no crescimento dos fios.
  • O uso em excesso de químicas (coloração, descoloração, tintura, progressiva, etc) e calor (chapinha, babyliss, secador) também contribuem para o envelhecimento dos fios.
  • Ficar estressada pode acelerar o envelhecimento do fio. O estresse atrapalha o metabolismo e a liberação dos radicais livres no organismo é prejudicial ao cabelo também!

E agora, uma informação valiosa: a Essência Brasileira tem vários produtos que vão te ajudar a manter os fios saudáveis! Clica AQUI para conhecer cada um: FIOS BONITOS POR MAIS TEMPO.

Gostaram? Você já sabia que o fio também envelhece?

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Imagens: Google.

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *