Conteúdo

O ABC dos cachos

Crespo, cacheado ou ondulado? Ou… de quando a textura capilar tem nome!

Os assuntos relacionados a cabelo sempre me interessaram. E de um tempo pra cá, com a devida valorização dos fios cacheados, os assuntos referentes a eles fez surgir uma sigla que fiquei curiosa para entender: 1ABC, 2ABC, 3ABC e 4ABC. Pesquisei e trago no post de hoje uma abordagem com as noções básicas do tema.

O conjunto de números e letras trata-se de uma classificação que engloba a espessura e curvatura dos fios naturais. Ou seja, sem química. Ela abarca os fios lisos, finos, espessos e crespos, passando pelos cacheados e ondulados com as suas particularidades exclusivas.

ATENÇÃO: tentei ao máximo encontrar imagens com fios naturais que representassem os tipos da classificação. Como não sei qual é realmente o natural de cada pessoa das fotos, levei em consideração o que mais se aproxima da descrição de cada tipo, ok!

Vamos aos exemplos:

1ABC – LISOS

São os fios lisos e mais finos. Não existe uma discrepância relevante entre os tipos A, B e C. Eles aparecem muito como sendo apenas Tipo 1. O que vai diferenciar é a espessura de cada um. (Imagens: não descobri quem é a primeira, Olivia Palermo, Cléo Pires)

2ABC – ONDULADOS

Nesta classificação estão os ondulados. Aqui as letras A,B e C já determinam uma diferença entre cachos mais abertos/soltos ou menores/fechados. Eles formam ondas em “S”, têm propensão ao frizz, as raízes têm pouca ondulação e são sedosos, pois a oleosidade natural percorre o fio e consegue chegar até as pontas. Quando secos com o secador, os tipos 2A, por exemplo, tendem a perder as ondas. (Imagem: Gisele Bundchen, Debora Alcantara e Shakira)

3ABC – CACHEADOS

Os fios que se encaixam aqui têm cachos que vão do espiral aberto (parecendo com o efeito do babyliss) até os mais fechados e estreitos, como a circunferência de um lápis. O cabelo tende a ficar ressecado: a oleosidade natural precisa percorrer os cachos até as pontas, fazendo com que a parte final do fio não a receba em sua totalidade. (Imagens: Camila Vieira, Debora Nascimento e Thais Araújo)

4ABC – CRESPOS

O cabelo tem volume, os cachos são densos e pequenos e os fios extremamente finos (mais no subtipo C). São conhecidos como cabelo afro. É um cabelo frágil e o que merece mais carinho de todos. Os cachos em formato Z demoram mais para receber a oleosidade natural até as pontas. As hidratações e umectações aqui são de extrema importância para neutralizar os efeitos do ressecamento. (Imagens: Erika Januza, Heslaine Vieira e Esperanza Spalding)

NÃO ACHEI O MEU FIO EM NENHUMA DESTAS CLASSIFICAÇÕES! E AGORA?

Se este é o seu caso, NÃO SE PREOCUPE! Existe uma infinidade de tipos. Muitas de nós temos mais de um tipo de fio na mesma cabeça..rsss… Esta classificação ajuda mas não é engessada, certo!?

E aí, o que fazer?

Tratar o seu cabelo com a peculiaridade que lhe é natural! Vale misturar cuidados para mais de um tipo de fio, por exemplo! O que importa é você entender as características do seu cabelo para cuidar melhor dele! É conhecer para cuidar melhor! A Essência já sabe disso e já trouxe produtos assim pra vocês: Linha AMO CACHOS!

Vale a pena reforçar o quanto a prática do Cronograma Capilar é importante para todos os tipos A, B ou C… 1, 2 ou 3, né!? Sobre este assunto, leia mais AQUI: SOBRE O CRONOGRAMA CAPILAR.

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado e aprendido mais também!

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Fonte: Vogue Beleza, Apenas Ana Blog, Fique Diva, Olha Meu Cacheado, Clorofitum.

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Um comentário em “O ABC dos cachos

  1. excelente artigo. Shelagh Waring Raquela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *