Tendência

HIME CUT, CULTURA K-POP E MAIS!

Um corte com mechas laterais retas, geralmente na altura do rosto, e franja frontal, com o resto do cabelo longo. Na prática: dois cortes em um (chanel e longo ao mesmo tempo). Seria só isso se não tivesse uma história milenar por trás dele!

O HIME CUT é o corte do momento no K-pop. Pesquisei e achei que K-pop

“…é uma abreviação para Korean-Pop e o estilo reflete as bandas, cantores e grupos que estão fazendo sucesso no mundo todo. As características são a mistura de vários estilos musicais, o uso de frases em inglês, roupas coloridas e coreografias ousadas.” (Fonte: https://www.lae-edu.com.br/lae-destinos-k-pop)

Bom, agora que já entendemos que os astros da música pop koreana são os grandes divulgadores do corte hime, vamos saber de qual fonte eles beberam!

A HISTÓRIA MILENAR POR TRÁS DO HIME CUT

Antes de virar febre no TikTok (a #HimeCut tem mais de 4 milhões de views!) com vídeos dos usuários mostrando como fazer o corte, ele já fazia a cabeça das japonesas da corte imperial, séculos atrás, durante o período compreendido entre 794 e 1185.

Elas deixavam o cabelo crescer desde novas e aí, quando chegavam à idade adulta, as japonesas adotavam o corte hime, durante uma cerimônia chamada binsogi. A título de curiosidade, hime significa PRINCESA em japonês e binsogi, barbear. Ou seja, elas comemoravam a chegada da maioridade, adotando este corte princesa.

O CABELO COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Chanel já dizia que “quando uma mulher muda o cabelo, ela está prestes a mudar a sua vida”. Deve ser por isso que o HIME CUT está tão em alta! Em tempos de pós-pandemia, um corte “diferentão” vem pra celebrar a vida pós-pandemia! Depois de momentos-chave da história, é comum acontecer a vontade de cortar o cabelo radicalmente. Foi assim com o cabelo bem curto na década de 20 e o corte punk após a Primeira Guerra Mundial #GrandesMudanças

Se no passado tivemos as mulheres da nobreza como adeptas ao corte princesa, no presente temos Lisa, do BLACKPINK e Momo, do grupo TWICE. Sem esquecermos também da cantora Megumi Asaoka e da Cher, que deram popularidade ao HIME CUT nos anos 70.

Gostaram? Já tinham reparado nesta tendência fashion de hairstyle?

Até a próxima!

Fonte: Sites ffw e wefashiontrends

Imagens: Google

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *