Dicas da Ana

Como NÃO danificar o cabelo?

Fazemos algumas coisas erradas com o nosso cabelo e nem percebemos! Ou percebemos só quando os fios já estão danificados.

No post de hoje, vou enumerar 5 erros comuns para que vocês se atentem a eles e possam evitá-los, contribuindo assim para terem um cabelo mais saudável!

Vamos a eles:

ERRO 1: PRENDER O CABELO MOLHADO

Isso não é implicância de mãe! Prender o cabelo molhado é um erro antigo, muitas mulheres ainda fazem, mesmo com as mães alertando! rssss…

A umidade fica ali presa, concentrada, impedindo que o cabelo seque. É um ambiente SUPER favorável ao surgimento de fungos: umidade + calor! Além de abafar o couro cabeludo acarretando tudo isso que falei, prender o cabelo molhado fragiliza o fio propiciando a sua quebra!

ERRO 2: PENTEAR O CABELO COM FORÇA

Que jogue a primeira pedra quem nunca fez isso! Seja por pressa ou por falta de conhecimento mesmo. Independente do motivo pare agora mesmo! Já ouviram dizer que força é diferente de jeito?! Você não precisa pentear com força para desfazer os nós.

6 erros que você está cometendo ao pentear o cabelo

Ao invés disso, adote em sua rotina capilar o uso de condicionadores e finalizadores ao pentear os fios ainda molhados. Se já estiverem secos, sugiro um pingo de óleo na palma da mão. Esfregue uma mão na outra para aquecer o óleo e aí aplique nas pontas. Você verá a diferença! Com os fios umectados, o pente e/ou a escova deslizam muito mais fácil. Sem falar que o cabelo mais hidratado embaraça menos!

Ah, e comecem a pentear de baixo para cima!

ERRO 3: LAVAR COM MUITA FREQUÊNCIA

Principalmente se você tem os fios secos. O cabelo precisa de um mínimo de oleosidade para ficar saudável. Mas se o seu caso for, por exemplo, porque você faz atividades físicas, transpira muito e não consegue ficar sem lavar, use, pelo menos, um shampoo bem suave e não dispense um condicionador para fechar as cutículas e manter um mínimo de umidade dentro do fio. Com o cabelo oleoso, é diferente. Lavar mais vezes por semana é até melhor! E ainda assim, priorize os shampoos específicos para o seu tipo de cabelo.

ERRO 4: ESCOVAR O CABELO COM O FIO MUITO MOLHADO

Se você não puder esperar o cabelo secar naturalmente por alguns minutos antes de escovar, então “bata” o secador por uns minutinhos, sem usar escova, pente, nada. Só os dedos para alinhar os fios.

Além de gastar bem menos tempo para vê-lo seco e escovado, isso vai evitar que o fio fique danificado. Estando o fio muito molhado, você vai precisar ficar com o ar quente mais tempo direcionado para o fio e aí já viu, né?! Adeus cabelo saudável!

https://claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/11/12-passos.gif

E nem vou repetir a importância de se usar um protetor térmico porque já falei isso mais de uma vez aqui, em outros posts aqui na GUIA DE BELEZA, como este, por exemplo: 3 FORMAS FÁCEIS DE PROTEGER O CABELO 😉

ERRO 5: NÃO LIMPAR AS ESCOVAS

Gente, sério… tirem um dia por mês e limpem as suas escovas. Retirem o cabelo que vai ficando nas cerdas, use sabão neutro, esfregue as cerdas e enxágue. Deixe a escova secar e pronto!

Eu gosto de usar os próprios dedos. Faço assim: coloco a fileira de cerdas entre os dedos indicador e do meio e esfrego pra frente e pra trás. Se a escova estiver muito suja, deixa de molho em água morna com o sabão por 15 minutos e depois lava e deixa secar.

Aquelas escovas que a gente mal consegue ver o fundo de tanto cabelo nas cerdas é NO-JEN-TO!!! rsss….

ERRO 6: NÃO ACOMPANHAR OS POSTS AQUI DA ESSÊNCIA

haha! Digo isso porque a GUIA DE BELEZA aqui do site está cheia de dicas incríveis para vocês terem o cabelo saudável! São mais de 70 posts até agora com conteúdo só sobre cabelo! Aproveitem este presente maravilhoso que a Essência Brasileira entrega pra vocês com muito carinho!

E mês que vem tem mais! Aguardo vocês aqui!

Um beijo e até lá!

Imagem 1: Google Imagens

Imagem 2: site Claudia.Abril ThinkStock/Reprodução.

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *