Conteúdo

CO-WASH: A TÉCNICA QUE LIMPA SEM DANIFICAR!

Muito se fala sobre No e Low Poo. Aqui na Guia de Beleza da Essência, já até falamos sobre essas técnicas AQUI: NO e LOW POO: O QUE É ISSO?

Hoje vamos falar sobre a Co-Wash. Você sabe do que se trata?

O Co-wash é uma técnica que limpa e condiciona o fio utilizando apenas um produto e sem usar shampoo. Isso mesmo: lava o cabelo SEM precisar de shampoo!

Tá…eu sei… confesso: eu também fiquei meio desconfiada quando li sobre isso pela primeira vez. E aí, como sempre, fui pesquisar. O  co-wash se popularizou, principalmente entre as crespas e cacheadas. Os produtos utilizados nessa técnica são livres dos componentes que danificam os cabelos e, por isso, elas preferem estes aos que contêm petrolatos, sulfatos, etc.

O co-wash ganhou muitas adeptas porque promove a limpeza dos fios sem ressecar, diferente dos shampoos tradicionais, que muitas vezes limpam profundamente e acabam retirando também os nutrientes do couro cabeludo. Usando o condicionador para lavar, é possível higienizar os fios mantendo a hidratação e nutrição.

Está ainda desconfiada? Te entendo…rssss… eu também fiquei assim. Vamos falar mais sobre o assunto:

COMO FAZER O CO-WASH?

Seguinte: com o cabelo bem molhado, você vai espalhar o condicionador nas mãos e aplicar no couro cabeludo massageando para limpar. TEM QUE MASSAGEAR, hein! Depois enxágua. Pronto! Alternadamente, eu acho legal lavar também com shampoo e condicionador, na forma tradicional. E se notar alguma reação com o co-wash, suspenda imediatamente.

Ah, e já aviso que não vai ter espuma, hein! Mas isso não significa que não esteja limpando, ok! 😉

QUEM PODE FAZER?

As primeiras adeptas desta técnica foram as crespas e as cacheadas. Seus fios são naturalmente mais ressecados e o co-wash surgiu como uma excelente alternativa à rotina de limpeza dos cabelos. Mas os benefícios do co-wash não se restringem às crespas e cacheadas. Quem tem os cabelos secos, ressecados ou com tratamentos químicos também podem adotar a técnica e serem beneficiadas. O co-wash só não é indicado para cabelos oleosos. Obviamente, pelo motivo de ter como objetivo não retirar a oleosidade natural dos fios.

QUAL CONDICIONADOR USAR?

As restrições aqui lembram as que já falamos sobre as técnicas de No e Low Poo. E sobre isso, nós já falamos AQUI: NO e LOW POO: O QUE ESTÁ LIBERADO. Fórmulas que contenham sulfatos, derivados do petróleo e silicones insolúveis não devem estar presentes na composição dos condicionadores, uma vez que deixam resíduos no couro cabeludo e isso pode gerar alergias e irritações!  

ONDE ENCONTRAR

Adivinha? Aqui na Essência tem: PRODUTOS CO-WASH

Bacana demais, né?!

Já conheciam esta técnica? Testaram alguma vez? O que acharam?

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Imagens: foto 1 – Google

               foto 2 – Criador: 4FR | Crédito: Getty Images Direitos autorais: 4FR

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *