Pois vou te dizer uma coisa: o cabelo NUNCA deixa de crescer!!! Repito: NUNCA! E cresce uma média de 1cm ao mês! Aí você me diz:

"Mas, Ana, não é possível! O meu não sai do lugar!"

Acredito! E antes de te apresentar as possíveis causas dessa sensação desesperadora, eu sugiro que procure um dermatologista para eliminar as causas orgânicas para este problema. Uma vez que não seja esta a causa, aí sim a gente parte para a listinha abaixo, para você descobrir aonde está errando e finalmente conseguir a cabeleira dos sonhos! Vamos lá!

1 - FALTA DE NUTRIENTES

O fio de cabelo cresce de dentro pra fora. Uma alimentação correta é fator imprescindível para que o fio já nasça saudável! Os nutrientes necessários à saúde capilar chegam aos fios através da alimentação. Logo, quanto mais correta a dieta, melhor!

2 - PROBLEMAS NO COURO CABELUDO

Irritações no couro cabeludo, oleosidade excessiva, caspa, seborreia, micose, etc prejudicam o crescimento saudável dos fios. É preciso que a região esteja bem cuidada, com uma circulação sanguínea para que os nutrientes ingeridos penetrem com facilidade na fibra capilar, para que o cabelo possa crescer saudável. Além da importância de se manter a saúde do couro cabeludo, um detox, ou até uma massagem para ativar a circulação é super bem-vinda! Nada exagerado para não gerar oleosidade, hein! Só mesmo para movimentar o sangue nesta região e oxigenar as células!

3 - FALTA DE CORTE

Deixar de cortar o cabelo para ele crescer é a maior furada! Nem precisa ser um corte radical. Cortar as pontas periodicamente (a cada 4 meses, por exemplo), já ajuda - e muito! - a evitar a quebra! Como eu disse, o cabelo NUNCA deixa de crescer. O que acontece é que ele fica fraco e começa a quebrar. E quebrando tanto, ele nunca chegará ao tamanho dos sonhos!

4 - CALOR EM EXCESSO

O calor aqui vale tanto para aquela água fervendo na hora do banho e para o uso constante, ininterrupto de secador, chapinha e babyliss. 

Na hora do banho, principalmente no inverno ou em locais mais frios, a tentação de tomar banho de sauna é enorme, né!? Mas fica aí a explicação: a água quente demais resseca o cabelo e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, para compensar esta perda. E o uso do secador, chapinha e babyliss diminuem a quantidade de água dos fios. Sabe aquela fumaça que sai quando você passa a chapinha? Pois é... é a água saindo dos fios. Sem ela, os fios ficam fracos, com pontas duplas e isso causa a demora no crescimento. 

Então, pare de usar ou, pelo menos, reduza o uso destes aparelhos. Quando precisar secar o cabelo com o secador, faça-o mantendo uma distância dele dos fios de, pelo menos, 10 cm. Ah, e o protetor térmico é um excelente aliado para aumentar a proteção contra o calor! Aqui na Essência Brasileira você encontra vários protetores!

5 - EXCESSO DE QUÍMICA

Já vi gente que fez progressiva, clareou com mechas, não gostou do resultado e em menos de uma semana, aplicou tintura nos fios! Dependendo da fragilidade do fio, isso pode gerar o corte químico! O cabelo cai mesmo! Já falei sobre isso AQUI. Processos como esses (coloração, descoloração, alisamento, etc) alteram a estrutura da fibra capilar. O fio fica tão fraco que se parte, prejudicando o crescimento. O ideal é dar um intervalo de tempo generoso entre um procedimento e outro, além de adotar o Cronograma Capilar. 

 6 - FALTA DE CUIDADO

Vou pontuar aqui a necessidade de um bom Cronograma Capilar. Se falta nutriente para o fio, ele fica fragilizado e quebra ou cai mesmo! A reposição de água, lipídios e massa capilar é super necessária! Para isso, podemos contar com o tratamento com as máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras! Já falei sobre cada uma delas aqui no blog da Essência e sobre o que é o Cronograma Capilar também! 

Os danos na fibra capilar causados por descolorações, tintura, secador, chapinha, babyliss, progressivas, etc fazem o cabelo arrebentar com facilidade, impedindo que alcancem um comprimento maior. Se tirou nutriente com algum desses procedimentos, TEM QUE repor sim! Seguir um cronograma capilar ajuda a manter o cabelo forte e estimula o crescimento saudável! 

Agora você já sabe que não existe isso do cabelo NÃO crescer! Ele cresce SIM e nunca deixa de crescer! O que você precisa se atentar é se ele está quebrando ou caindo mais do que o normal. Este post é justamente para te ajudar nisso!

Gostaram?

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Imagens: Google