Pois é... eu também já fiquei assim! E de tanto pesquisar pra tentar entender o significado daqueles números nas caixinhas de tinta pra cabelo, eu consegui decifrar! haha!

E sabe o quê mais? Vou compartilhar tudo o que eu aprendi até agora com vocês!

Aproveitando que aqui na Essência tem a linha completa de coloração Idea Color da Cadiveu, vou tomar as cores dela como exemplo. Vamos lá!

A primeira coisa que você tem que saber é:

ALTURA DO TOM:

Ela é a cor-base. Vai do 1 (a mais escura) até a 12 (a mais clara). É o número que aparece em primeiro lugar.

Nas caixinhas de tintura, eles aparecem assim:

Outro dado essencial que você precisa saber é sobre as:

NUANCES:

São os reflexos. Quando li isso pela primeira vez, o que me veio em mente foram as cores que se destacam na luz do sol, sabe?! A escala de nuances vai de 1 a 9 e os números aparecem depois do . (ponto), assim: 7.3

Nas caixinhas de tintura, as nuances aparecem assim:

Mas aqui... já reparou que tem tintura com mais de um número depois do ponto? Pois é... Significa que ela tem um reflexo primário, em maior quantidade. E outro reflexo secundário, de menor quantidade.

Tá... e daí, né?! E daí que isso é ótimo porque a gama de cores pra gente usar aumenta muito! Olha só algumas da Cadiveu:

Dúvidas comuns:

  • E se tiver dois números ANTES do ponto? Significa que a cor de base não é pura! Ex: 55.62 por exemplo, é castanho claro intenso (55) vermelho (6) irisado (2).
  • E o número zero? Significa o quê? Que o reflexo é natural ou a tintura não tem reflexo primário. Ex: 11.01 – Blonde Acinzentado. A denominação Blonde pode variar de acordo com a marca. Eu vi que geralmente o 11 é o que já mostrei acima: louro super claríssimo. Esta cor da Cadiveu não tem reflexo primário e o secundário é o cinza/azulado (também chamado de irisado) mais fraco.

 

  • E se a cor do reflexo repetir a cor de base? Significa que é uma cor MUITO intensa. Ex: 6.66 é um vermelho com reflexo acobreado bem forte. A tintura pode ter também um reflexo mais intenso, tendo esta numeração, por exemplo: 7.44, um loiro médio com reflexo cobre intenso. Assim:

E aí vão algumas dicas importantes:

DICA 1:

A cor da caixinha da tinta NÃO É mesma que ficará no seu cabelo. Nossa, durante muito tempo eu fiquei muito intrigada com isso, até saber disso: o resultado final nos cabelos vai depender da cor natural do cabelo, ou da cor que você já esteja nos fios. Como isso varia de pessoa pra pessoa, daí não ficar igual ao da moça da caixa! ;-)

DICA 2:

Tinta não clareia tinta!

Então, não adianta usar uma tinta loira, por exemplo, para clarear o cabelo já tingido com tinta anterior porque ela NÃO VAI clarear.

DICA 3:

O reflexo que aparece logo após o ponto está em maior quantidade na tinta, ele é mais intenso em relação ao reflexo que aparece na última posição. O reflexo secundário contribui na cor final com menos intensidade.

DICA MASTER:

Pra facilitar, salve as tabelas com a escala de cores e leve na bolsa quando for escolher a sua próxima cor! Eu fiz isso até decorar e ajudava bastante! he..he..

Por hoje é isso! Espero ter ajudado!

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Imagens tabelas: Pinterest