Esta é uma situação calamitosa (quem já sofreu isso sabe bem do que eu estou falando!) e nosso assunto aqui hoje é sobre ele: o Corte Químico.

  • Qual é a causa?

Tratamentos químicos realizados de maneira incorreta ou em um espaço de tempo muito curto.

  • Como acontece?

A agressão no fio de cabelo é tão grande que a fibra capilar não aguenta e quebra. Isso pode acontecer, por exemplo, ao se fazer mechas em curtos intervalos de tempo sem repor os nutrientes perdidos ou poucos dias depois de mudar a cor com tintura. Dar tempo de pausa (com a química no cabelo) maior do que o indicado também “detona” o fio.

 

Para descolorir o cabelo, retira-se nutrientes dos fios como os aminoácidos, por exemplo. O cabelo vai ficando bem fino, seco e poroso. Se não houver um tratamento adequado, a fibra acaba ficando tão fraca que se parte! Quebra mesmo!

  • Como detectar o Corte Químico?

O cabelo que sofreu Corte Químico fica emborrachado, opaco e áspero. Puxando o fio, ele estica (vai e volta), quebra com facilidade, fica com muitas pontas duplas ou até triplas, com aqueles pontinhos brancos, sabe?! Em um estágio muito avançado, pode ocorrer até a alopécia: calvície. Neste caso, um dermatologista deverá ser consultado!

  • E tem solução?

Graças a Deus sim!

  • O que fazer para recuperar o cabelo?

Primeiro suspender imediatamente qualquer procedimento capilar como tintura, descoloração, progressiva, alisamento, etc e ter MUITA paciência (pode demorar até uns 2 anos para o cabelo ficar saudável de novo), disciplina e adotar um Cronograma Capilar imediatamente!

Uma visita ao cabeleireiro também é muito bem-vinda. Principalmente se a causa do Corte Químico foi o excesso de química. As pontas ficarão super finas e fragilizadas e aí o corte de cabelo é super indicado. Chapinha e babyliss, NEM PENSAR! 

Usar shampoos e condicionadores mais hidratantes e até lavar menos vezes o cabelo pode ajudar também. Caso seja necessário secar com secador, o uso de protetor térmico é imprescindível. Já falei sobre os pretores AQUI.

  • Por que a adoção de um Cronograma Capilar é tão importante?

Porque repõe água (hidrata), lipídios (nutre) e massa capilar (reconstrói) nos fios de cabelo. Sobre o Cronograma Capilar, já falei sobre o assunto AQUI.

Gostaram das dicas? Quem aí já sofreu Corte Químico?

Beijos e até o próximo encontro!

Imagens: Google Imagens.