Gosto de cuidar do cabelo desde sempre. Ao longo dos anos, acumulei erros e acertos. Hoje quero dividir com vocês 7 erros que já cometi e que impediam do meu cabelo ficar bonito, hidratado e com brilho. Se o seu está assim agora, pode ser que você esteja cometendo as mesmas coisas que eu cometia:

1o ERRO: HIDRATAR O CABELO NO BANHO

Para otimizar o tempo, eu já fiz muito isso. NÃO DÁ CERTO! O cabelo encharcado não deixa que a máscara seja absorvida pelo fio. A água dilui o produto e báu-báu hidratação! Vale dizer que se a máscara for para ser aplicado no banho (aquelas de 1 minuto, sabe?!), aí é diferente! O que eu fazia era dispensar a aplicação FORA do chuveiro, com o cabelo úmido (e não encharcado) só pra agilizar e ganhar tempo, entendeu?!  

2o ERRO: ESFREGAR A TOALHA NO CABELO

Nossa, C A N S E I de fazer isso mais nova! Que horror! Para secar o cabelo, eu pegava a toalha e esfregava nos fios! Meu Deus do céu, que absurdo! rsss... Fazendo isso, o fio eriça, a cutícula abre e aí não tem máscara que fique dentro do fio! Pra tirar a água do fio, basta apertar a toalha no cabelo. Não precisa esfregar, pelamoooor! 

3o ERRO: DEIXAR A MÁSCARA NO TEMPO ERRADO

Ixxxxx... isso eu fazia até bem pouco tempo! No pote vinha 5 minutos, eu deixava 20... tinha a falsa sensação de que o cabelo ficava melhor. Nada a ver! Se a marca fala que é pra deixar agir 5 minutos, é porque é o suficiente. Se fala 10 minutos é porque são 10 minutos. A não ser que a marca fale de 3 a 5, aí pode deixar o máximo, no caso, 5 minutos! Deixar além só serve pra perder produto!

4o ERRO: CABELO MAL LAVADO

Quando a mãe da gente fala: lava esse cabelo direito, menina! Ela tem razão! Cabelo limpo ajuda muito na hora da hidratação. O fio limpo absorve melhor a máscara e aí fica hidratado, soltinho, brilhante e hidratado realmente! Vale dizer também que, do mesmo jeito que a lavagem bem feita é importante, o enxágue também! Tem que tirar todo o produto dos fios, hein!

5o ERRO: NÃO ESPALHAR DIREITO A MÁSCARA

Quando for aplicar o produto, divida o cabelo em mechas. Aplique em cada uma, enluvando os fios. Enluvar é aplicar com movimento repetitivo, de cima para baixo, com leve pressão. Isso ajuda na penetreção da máscara nos fios e, consequentemente, na eficácia do resultado. Não é colocar a máscara, passar a mão uma vez no cabelo todo e pronto, sabe?! Todo o cabelo precisa estar envolvido pela máscara. Se tiver muito cabelo, utiliza uma escova raquete pra distribuir direito!

6o ERRO: APLICAR A MÁSCARA NO CABELO TODO EMBARAÇADO

Se o cabelo está cheio de nó, como é que a máscara vai entrar no fio, me explica? Tem que desembaraçar antes! Aproveito para dizer que o jeito certo de fazer isso (pra evitar a quebra capilar) é começar das pontas e ir subindo até o topo. 

7o ERRO: NÃO USAR A LINHA TODA

Quando uma linha contar com shampoo + máscara + condicionador e finalizador, tem que usar tudo, gente! A marca não gastou em pesquisas e testes à toa. Se a proposta dela é um kit é porque tem motivo. Geralmente o shampoo abre a cutícula e lava, a máscara repõe nutrientes, o condicionador fecha as cutículas (segurando a máscara lá dentro do fio) e o finalizador protege do calor e agressões externas. Se não usar tudo, não vale dizer que o cabelo não ficou bom, né?! Ou que a linha não é boa, concorda?! Kit da foto: RICHÉE

E aí, estava fazendo algo errado que impedia o seu cabelo de ficar hidratado e brilhante? 

Beijos e até a próxima!

Fotos: Google Imagens