Verão, sol, areia, vento, mar, sal, piscina, cloro e lá se vai a saúde dos fios. É preciso cuidar deles para que cheguem na próxima estação dignos! 

Se na pele a gente passa protetor, hidratante, etc, porque não cuidar do cabelo com a mesma atenção? É por isso que começo com um aliado top: o protetor solar para o cabelo:

1 - PROTETOR SOLAR PARA OS FIOS

Os raios UVA e UVB também agridem o cabelo deixando-os fragilizados. Eles retiram a queratina dos fios e podem até queimar o couro cabeludo (arde muito, já aconteceu com vocês também?) quando não usamos chapéu, por exemplo.

Neste caso, eu recomendo, na hora de lavar o cabelo, um  shampoo e condicionador que tenham filtro solar. Já prepara o cabelo para o dia seguinte na praia! Ah, e quando for desembaraçar, use um creme e vá passando os dedos delicadamente ou um pente de dentes largos e muito cuidado nessa hora!

E por falar em shampoo, evite os que contêm sal na fórmula. Além de abrir a cutícula do fio de cabelo deixando-o endurecido e sem brilho, o sal absorve água, retirando a umidade de dentro do fio e por isso o ressecamento! Sabe o que isso pode significar na prática? Cabelo com frizz e com aquele volume que a gente não gosta!

Shampoo e Condicionador Lowell com filtro solar | Kit Garotas ao Mar da Lola

Tem resenha do kit Garotas ao Mar AQUI!

2 - LEAVE-IN

Aplicar produtos que formem uma camada protetora nos fios é uma boa pedida! Você vai usar logo após o banho, com o cabelo ainda úmido e não vai enxaguar (como o próprio nome já diz, é um leave-in, que em Inglês significa deixar, ou seja, apliquei e não enxágue ;-)) Se você tem a raiz oleosa, evite o contato do leave-in com o couro cabeludo. 

No dia seguinte, reforce a proteção com um protetor solar sem enxágue também! Aplique o produto antes da praia e a cada mergulho ou chuverada, reaplique! Lembrando que se na praia não tiver chuveiro com água doce, vale levar um spray com água para dar uma "lavada" nos fios e tirar o excesso da água da mar!

Serum SOS Cadiveu | Leave-in Cabelão Bombado | Leave-in Repair

Eu já usei o leave-in da Cadiveu e o do Cabelão Bombado e deixei a minha opinião sobre cada um deles AQUIAQUI e AQUI.

Ai, Ana, mas eu não tenho leave-in com protetor e agora? Calma! Ainda assim dá pra proteger! Você vai precisar de um óleo vegetal (pode ser o de argan, de gergelim, de buriti, coco, amêndoa, abacate ou a manteiga de karité). Aplique algumas gotinhas na palma da mão, espalhe e passe nos fios ainda úmidos e não enxágue! Além de nutrir, vão formar uma barreira protetora!

Óleo de Argan e Ojon Richée | Açaí Oil Cadiveu

Ainda nos leave-ins, eu não poderia deixar de mencionar os protetores térmicos. Usar secador, chapinha ou babyliss na praia não é a coisa mais indicada... mas pode ser que você não resista...rsss.. só vou te pedir uma coisa: use algum protetor térmico para o dano ser menor! Proteger o cabelo do calor mecânico vai ajudar também na saúde dos fios!

Gloss Termo Protetor Cadiveu | Protetor térmico Forever Liss | Plástica dos Fios Cadiveu

3 - MÁSCARAS CAPILARES

Dos 3 tipos de máscara que a gente usa no Cronograma Capilar (hidratante, nutritiva e reconstrutora), a que eu sugiro que você leve na mala da praia é a de hidratação. O cabelo vai perder muita umidade e você precisará repor para evitar que ele fique seco, armado e poroso. 

Se não rolar de fazer com aquele tempo de pausa, aplique dentro do chuveiro mesmo, enquanto toma banho. O vapor do box ajuda a abrir a cutícula e o produto já penetra nos fios. Não é a melhor coisa, mas é melhor que nada! Falo isso por mim: meu cabelo reage bem quando faço isso! Ah... e não deixe a máscara dentro do box depois (a umidade tira a eficácia dela) nem retire a máscara do pote com os dedos (tem que ser com uma espátula) porque ela oxida! 

Máscara de Argila Cadiveu | Máscara Cresce Cabelo Forever Liss | Máscara Desmaia Cabelo Forever Liss

Olha só o que eu achei da máscara de Argila da Cadiveu AQUI e sobre a Desmaia Cabelo AQUI

Outra dica pra quem não tiver uma máscara, é usar ampolas ou aqueles sachês de 1 minuto! Elas não substituem o tratamento mais completo com as máscaras (que você fará na volta das férias) mas ajudam muito! Só não pode deixar é de hidratar, combinado?!

Ampola Glamour Cadiveu | Ampola Hair Remedy Cadiveu


Agora é só relaxar e aproveitar o verão sabendo que o cabelo estará a salvo na volta! Ufa!! 

Beijos e até dia 20!