Conteúdo

Água Oxigenada: o que preciso saber de cada volumagem?

Ox de 10, 20, 30 e 40: e aí? Qual escolher?

Meu primeiro contato com esta substância foi nas aulas de Química. Naquela época, eu nem imaginava o quanto isso seria importante pra mim…haha… Afinal, a água oxigenada ou o H2O2 (fórmula química do Peróxido de Hidrogênio) é imprescindível para os procedimentos de tintura e descoloração que eu adoro fazer hoje! rssss… Isso porque ela tem a função de abriras escamas dos fios, permitindo que o pigmento da coloração ou do pó descolorante penetre e mude a cor dos cabelos.

Para este objetivo (ela tem várias outras utilidades), a água oxigenada é comercializada em 4 volumagens. De acordo com a concentração do peróxido de hidrogênio, ela é classificada em Ox de 10vol, 20, 30 ou 40 volumes. Quanto maior o número, maior a concentração do H2O2 e mais forte é a sua ação no cabelo.

No post de hoje eu vou compartilhar com vocês o que significa isso na prática, em se tratando do uso dessa substância no seu cabelo.

Ox de 10 (ou 3% de Peróxido de Hidrogênio)

Esta é a que tem o poder de ação mais leve/fraco de todas. É indicada para tonalizar ou realçar a cor que está desbotada, nos cabelos com reflexos ou tingidos com tonalidades escuras. Além disso, são utilizadas também para fazer banhos de brilho. A Ox de 10 não tem a função de clarear os fios, ok!

Ox de 10 Souple Liss

Ox de 20 (ou 6% de Peróxido de Hidrogênio)

Esta já pode ser usada para fazer colorações permanentes. Ela pode clarear os fios até 2 tons e também pode ser utilizada para cobrir os fios brancos e para modificar sutilmente o tom dos reflexos. A Ox de 20 é muito utilizada nas colorações que vão do preto ao louro escuro. Estes tons não precisam de volumagem alta para se fixarem nos fios.

Ox de 20 Souple Liss

Ox de 30 (ou 9% de Peróxido de Hidrogênio)

A água oxigenada de 30 volumes pode clarear até 3 tons. É muito utilizada em processos de descoloração (mechas, balayage e luzes, por exemplo) e em colorações que vão do louro escuro ao louro claríssimo.

Ox de 30 Souple Liss

Ox de 40 (ou 12% de Peróxido de Hidrogênio)

Esta é a mais potente de todas. Indicada para quem deseja platinar os fios ou usar as tinturas claríssimas. Ela pode clarear até 5 tons.

Ox de 40 Souple Liss

Vale ressaltar que quanto mais alta for a volumagem, mais rápido o cabelo vai clarear e maior poderá ser o dano também! Então, MUITO CUIDADO ao fazer procedimentos sem o devido conhecimento, ok!? #QuemAvisaAmigaÉ 😉

DICAS IMPORTANTES:

  • Usar a volumagem correta evita o inconveniente de ficar com o cabelo manchado ou alaranjado quando o loiro era o objetivo. Sem falar que o cabelo pode ficar bastante fragilizado, quebrar e, em grau mais grave, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras gravíssimas!
  • O que eu compartilhei com vocês agora se encaixa para quem tem o cabelo VIRGEM! A água oxigenada só clareia o cabelo em estado natural! Para quem tingiu de preto, por exemplo, e quer ficar loira, não vai adiantar usar uma coloração mais clara mais a Ox. O meu conselho é procurar um profissional para fazer o procedimento adequado e com segurança!

Espero que tenha sido útil!

Beijos e até o nosso próximo encontro!

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *