Conteúdo

5 Erros que Prejudicam o Cabelo no Inverno

Deu na meteorologia: hoje, 20 de julho, Belo Horizonte poderá ter a manhã MAIS FRIA do ano! Já gelei só de ler isso….rssss…

E aí, nesse frio todo, levanta a mão quem fica enrolando pra lavar cabelo? Pois é… esse é um dos erros! Deixa eu te contar logo todos pra você não cair em tentação e cometê-los, né?! rssss…

1) NÃO LAVAR O CABELO

Ai, tá frio! Posso gripar! Amanhã eu lavo! O que não faltam são desculpas para evitar o furadinho, né?! rssss… A temperatura cai e com ela, a nossa disciplina vai embora também! Com isso, lavamos bem menos o cabelo.

O problema é que cabelo sujo enfraquece o fio e aí a queda vem. Eu mesma já reparei isso. Quando passo mais dias sem lavar o cabelo (e o meu normal é dia sim, dia não), o tanto de cabelo que cai é assustador!

2) BEBER POUCA ÁGUA NO INVERNO

Esse erro eu cometo e me envergonho disso! Já aconteceu de eu ficar um dia inteiro bebendo só um copo de água! Até assustei quando fui urinar no final do dia: a água ficou alaranjada! Gente, pelo amor de Deus, não façam isso! Bebam água no frio também!

O ideal é beber de acordo com o seu peso. O cálculo é feito multiplicando 35 ml de água pelo seu peso corporal. Exemplo: se você pesa 50 kg, o ideal é beber 1,7 litros de água por dia. Na prática, 8 copos. A hidratação de dentro pra fora também beneficia a saúde do cabelo!

3) LAVAR COM AGUA MUITO QUENTE

Eu sei que um banho pelando no inverno é algo maravilhoso, né! Sair do box com o banheiro parecendo uma sauna soa como uma benção. Porém, essa prática faz muito mal ao cabelo. Por que? Porque a água quente demais ativa as glândulas sebáceas e isso aumenta a oleosidade no couro cabeludo, que facilita a proliferação de fungos, causa coceira, descamação do couro cabeludo, podendo provocar a queda de cabelo.

A água muito quente também deixa o cabelo sem brilho e quebradiço. Isso porque o calor excessivo abre a cutícula capilar, favorecendo a saída da água de dentro do fio, o que deixa o cabelo ressecado. Portanto, aguenta firme e lave o cabelo com a água mais morna.

4) NÃO USAR CONDICIONADOR

Outra maneira de manter a água dentro do fio é utilizando o condicionador. E aí vai uma dica preciosa: use-o após a máscara capilar! Ela faz a reposição hídrica e aí o condicionador sela a cutícula segurando essa hidratação dentro do fio.

5) FICAR COM O CABELO MOLHADO

Se eu já falo sobre não dormir de cabelo molhado, no frio então esse alerta aumenta: seque o cabelo não só para dormir como durante o dia também! No frio, o couro cabeludo tende a demorar mais pra secar e essa umidade é porta aberta para os fungos. Para se proteger do calor do secador, posicione-o a uma distância de, pelo menos, 15cm do cabelo e, como já falei AQUI, apliquei sempre protetor térmico.

E aí, você tem errado muito? Ou não?

Beijos e até o nosso próximo encontro!

Imagens: Google

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *