Dicas da Ana

5 dicas para acabar com as pontas duplas!

Ponta dupla é sinal de que você não está cuidando como devia do seu cabelo! É… eu sei… é duro ler isso mas é verdade! As pontas duplas aparecem quando o cabelo fica ressecado, quebradiço, opaco, sem vida! É sinal de que está faltando queratina, água e lipídios.

E quando faltam nutrientes, as escamas do fio de cabelo ficam abertas e as pontas duplas aparecem! Ou seja, se você usou secador, chapinha, babyliss, descoloriu, tingiu, fez progressiva, relaxamento, alisamento, etc… e não cuidou, a culpa do cabelo estar com pontas duplas é de quem? Sua! 😉

Mas pode respirar aliviada porque trago 5 dicas pra você recuperar as extremidades do cabelo, que são as que mais sofrem com esse descuido! Vamos a elas:

1 – NÃO ESFREGUE AS PONTAS

Isso inclui o momento da lavagem e o pós, com a toalha. Não é preciso esfregar as pontas do cabelo com o shampoo. Apenas lave o couro cabeludo e a espuma que escorre já é suficiente para limpar as pontas. Na hora de tirar o excesso de água com a toalha, apenas envolva o cabelo na toalha e pressione! Não torça, nem esfregue a toalha nos fios para secá-los!

2 – FAÇA UMECTAÇÃO TODA SEMANA

Eu sempre digo que óleo é vida para o cabelo! Fazer umectação é tão importante que já tem um post AQUI falando só sobre isso! Como a falta de lipídios contribui para o aparecimento das pontas duplas, reponha esses nutrientes com a umectação! Não se preocupe porque o cabelo não ficará pegajoso ou ensebado! É só aplicar a quantidade necessária para realizar a umectação. Se o cabelo for muito oleoso naturalmente, é só escolher um óleo que não pese nos fios.

3 – USE REPARADOR DE PONTAS

Entre uma umectação e outra, aplique um reparador de pontas! É uma ajuda temporária muito boa para manter as cutículas nutridas, colaborando assim para as pontas duplas demorarem mais para aparecer! Pode ser com o cabelo úmido ou seco. Eu prefiro aplicar no cabelo seco. Um pinguinho já é suficiente para deixar as pontas sem frizz e mais bonitas!

4 – CORTE O CABELO!!!!

Se você vem fazendo tudo isso até agora e as pontas duplas ainda teimam em aparecer, amiga, agora só cortando! Tem um momento na vida do cabelo que só a tesoura resolve! Corte as pontas para o cabelo dar uma bela revigorada! Nem precisa de corte radical. Só cortar as pontas duplas mesmo já será suficiente para você sentir o cabelo renovado! Sem falar que a falta de corte regular faz o cabelo demorar mais a crescer, sabia?! Isso mesmo: o fio quebra onde tem a ponta dupla deixando o crescimento super lento! 😉 Ou seja, cortar faz o cabelo crescer!!

E para aquelas que ficam muito emotivas com a tesoura…rssss… tenho uma solução paliativa: o corte bordado! Essa técnica permite que você corte as pontas duplas sem tirar um centímetro sequer no comprimento! Lembrando que, mais cedo ou mais tarde, você terá que enfrentar a tesoura, ok! Sob pena do cabelo ficar muito fragilizado, com as pontas ralinhas e o aspecto feio mesmo! O corte bordado NÃO substitui o corte com tesoura, hein!

5 – O BOM E VELHO CRONOGRAMA CAPILAR

O Cronograma Capilar é um ex-ce-len-te aliado para combater as pontas duplas. É um método fácil e eficiente! Para saber mais sobre isso, LEIA este post AQUI: CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É, PRA QUE SERVE, COMO FAZER!

Eu não disse que tinha como recuperar o cabelo com ponta dupla?! Seguindo essas dicas você conseguirá ter fios mais saudáveis e sem as desesperadoras pontas duplas!

Te espero no nosso próximo encontro!

Até lá!

Imagens: Google imagens

author-avatar

Sobre Ana Santo

Ana é jornalista, advogada, mineira de BH e apaixonada por cuidados com o cabelo, cosméticos, moda, maquiagem, bolsa, sapato e tudo o que faz parte do universo feminino. Além de colaborar no Blog da Essência Brasileira, Ana também tem um Blog, o Blog da Ana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *